Barros Eletro Motores

INFORMATIVOS

home > informativos > Tecnologia WEG reduz consumo de água e energia na indústria

18/02/2015

Tecnologia WEG reduz consumo de água e energia na indústria


Cerca de 40% da energia elétrica produzida no Brasil é consumida por indústrias. Para manter as linhas de produção funcionando, as empresas dependem do fornecimento de energia. De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), 64% da capacidade instalada no país vêm de hidrelétricas, seguida das termelétricas, com 28,83%, e das pequenas centrais hidrelétricas, com 3,67%. Ou seja, com a crise hídrica os recursos elétricos ficam escassos.

O cenário brasileiro tem desafiado a WEG a inovar e a propor alternativas para amenizar os problemas das empresas. Estão disponíveis para a indústria soluções de eficiência energética com retorno em curto prazo. Durante dois anos, o departamento de Sistema da Qualidade e Meio Ambiente da WEG, monitorou e comparou o consumo de água e energia de uma Torre de Resfriamento. A primeira análise do estudo foi feita com a torre operando com um motor de rendimento padrão e sem o uso do inversor de frequência. Na segunda etapa, foi implantada a solução de alta eficiência WEG: motor da linha W22 Premium + Inversor de frequência CFW701 HVAC.

A solução de eficiência energética proporcionou uma redução de 48% no consumo de energiaelétrica. Esta economia se dá porque as torres de resfriamento estão sujeitas a condições variáveis de operação conforme a demanda do processo e temperatura ambiente. Sendo assim, a solução implantada reconhece estas variáveis e ajusta o conjunto ventilador/ motor para entregar somente o exigido pela aplicação.

Além da diminuição da conta de energia, a tecnologia apresentou grande economia de outro item valioso: a água. Com o motor de rendimento padrão, a torre trabalhou 230 dias e consumiu 1.226,34m³ de água, equivalente a 5,33m³ ao dia. Após a implantação da solução WEG, a torre operou durante 266 dias, 36 dias a mais do que na primeira etapa do estudo e o consumo de água caiu para 1.105,40m³ o equivalente a 4,16m³ ao dia, ou seja, apresentou uma redução de 22% no consumo de água. A economia de água se deu em razão de que, após a implementação da solução, o ventilador passou a controlar a temperatura da água de acordo com a necessidade do processo (ora a água precisa resfriar mais, ora menos) e por consequência, a evaporação, que antes ocorria em excesso, diminuiu, gerando ganhos em economia de água. Estas análises foram avaliadas pelo fabricante da torre, com especial atenção as diferenças no volume de produção de cada período para que a comparação fosse feita utilizando as mesmas bases.

O resultado indica uma economia de 1,17m³ de água ao dia, equivalente a 1.170 litros ou 58 garrafões de 20 litros de água ao dia, e 427 mil litros de água ao ano. “Considerando que as torres de resfriamento são equipamentos muito comuns nas empresas, até mesmo no comércio e em instalações prediais, se tomarmos como exemplo uma empresa que possui cinco torres de resfriamento, seria possível economizar cerca de 2,135 milhões de litros de água ao ano. Com este volume seria possível suprir o consumo de 13 casas durante 12 meses”, explica Leandro Avila da Silva, chefe do Centro de Negócios de Eficiência Energética WEG.

“A economia de energia já era bastante conhecida em vários projetos anteriores da WEG em sua própria planta e em seus clientes. Todavia para a efetiva comprovação dos ganhos em redução no consumo de água havia a necessidade de medição para comparação ao longo de dois anos completos para se considerar as interferências das diferentes estações”, afirma Silva. Desta forma, o estudo foi realizado na Torre de Resfriamento da Usinagem de Eixos, no parque fabril da WEG em Jaraguá do Sul/SC. A capacidade de resfriamento da torre é de até 147 m³/h. A potência do motor do ventilador estudado é de 10cv e 10 polos.

A linha de motores Premium foi desenvolvida com foco em economia de energia, redução do custo operacional, rápido retorno sobre o capital investido e redução das emissões de CO2. Ela supera os níveis de rendimento padrão de mercado para motores elétricos. O inversor de frequência CFW701 HVAC apresenta excelente desempenho estático e dinâmico, controle preciso de torque, velocidade, posicionamento e alta capacidade de sobrecarga, possibilitando um aumento de produtividade, qualidade e economia de energia elétrica nos processos onde é utilizado.


Fonte: www.weg.net