Barros Eletro Motores

ARTIGOS TÉCNICOS

home > artigos técnicos > Aerogeradores

19/02/2015

Aerogeradores



Descrição:

Os aerogeradores possuem controle ativo do ângulo de passo das pás e rotação variável do rotor, com um gerador síncrono de ímãs permanentes e acoplamento direto com o rotor, sem a necessidade de um multiplicador de velocidades.

Possui ainda conversor de potência plena, que isola totalmente a parte mecânica da elétrica, o que possibilita uma suave e controlada conexão à rede elétrica, diminuindo os custos de O&M e prolongando sua vida útil. Todas as funções do aerogerador são monitoradas e controladas por uma unidade de controle, baseada em microprocessadores instalados no painel de comando e controle da turbina.

A linha possui um sistema de segurança que leva a turbina a uma condição segura em caso de falha do sistema de controle ou de uma parada de emergência.

O sistema de orientação mantém a turbina sempre de frente para o vento mesmo quando ela não estiver em produção.

A torre pode ser de concreto ou de aço protegido contra a corrosão.


Características Técnicas:

O gerador elétrico é do tipo síncrono com ímãs permanentes, de acionamento direto, sem necessidade de excitação externa.

O gerador é resfriado por um fluido térmico ligado a um sistema de resfriamento que fica na nacele. Em aerogeradores preparados para resistir à maresia, um sistema auxiliar ventila equipamentos do gerador e da nacele. O projeto e os materiais utilizados são classe F de temperatura, e o grau de proteção é IP 54. O estator é composto de 18 módulos que podem ser trocados se necessário. A impregnação é VPI (Vacuum Pressure Impregnation) a qual garante melhor resistência contra corrosão e maior vida útil. O gerador é projetado e fabricado de acordo com a Norma IEC 60034.